ALBERT COLLINS – There´s Gotta Be a Change

junho 3, 2013 em Resenhas do Régis

Um dos guitarristas mais “nervosos” dentro do universo do blues – seus solos faiscantes não raro levavam as plateias ao delírio absoluto -, o falecido mago da Telecaster não tem qualquer mácula em sua discografia, mas alguns de seus discos possuem qualidades que os diferenciam dos demais.

É o caso deste álbum de 1971, que traz o mesmo produtor – Bill Szymczyk – de um dos melhores discos de B.B. King, Indianola Mississippi Seeds. Foi ele quem convenceu o guitarrista a buscar uma mescla de blues, r&b e soul. E fez isto muito bem, pois ajudou o intempestivo Collins a usar sua adrenalina na hora de solar de maneira mais orgânica e cerebral ao mesmo tempo.

A pista para isto é dada logo na faixa-título que abre o álbum, um faiscante momento de safadeza musical – no melhor sentido do termo, claro – e que continua a vigorar em canções como “Get Your Business Straight”. Por outro lado, “I Got a Mind to Travel” e “Today Ain’t Like Yesterday” são dois incomparáveis blues cuja simplicidade contrasta com a ambientação sonora puxada mais para um cabaré esfumaçado, impressão esta forçada pela presença de um portentoso naipe de metais.

A história demorou a fazer justiça ao legado inquestionável deste estupendo guitarrista. Não cometa o mesmo erro…