THE MARSHALL TUCKER BAND – Searchin´ for a Rainbow

junho 7, 2013 em Resenhas do Régis

Uma das melhores e mais subestimadas bandas de country rock de todos os tempos, este sexteto americano tem vários pontos altos em sua longa discografia. Um deles é este disco, lançado em 1975.

 

Logo de cara, já dá para sacar que este é um disco especial. A primeira faixa, “Fire on the Mountain”, acabou se tornando um hit na época, tanto por sua beleza melódica como pela poesia simples e contundente de sua letra, criando um vínculo estilístico que aproximou ainda mais o grupo de contemporâneos como o Poco e o próprio Eagles. O mesmo acontece nas faixas seguintes, como a ótima “Keeps Me From All Wrong” e a própria faixa-título.

 

Em contrapartida, “Bound and Determined” parece um ‘lado B’ mais suingado, quase fusion, do Grand Funk Railroad, principalmente pelo timbre dos vocais de Doug Gray, praticamente idêntico ao de Mark Farner. “Walkin’ and Talkin’” é uma mistura de country com uma pitadinha de rockabilly que poderia até mesmo ter uma orquestra sacolejante por trás, algo que Brian Setzer fez com a sua “Orchestra” décadas depois.

 

A ‘quase balada’ “Virginia” é daquelas preciosidades perfeitas para se ouvir durante uma viagem de carro por uma estrada ensolarada, oferecendo uma atmosfera perfeita para a deliciosa malemolência de “Bob Away My Blues”, uma canção que poderia perfeitamente ter sido incluída em qualquer disco do Dr. John.

 

A versão ao vivo de “Can’t You See”, do primeiro álbum do grupo, que encerra o LP, serve para mostrar como a banda manteve a beleza original da canção e injetou potentes solos de guitarra e uma adrenalina extra no arranjo, dando ao ouvinte a sensação de como eram os shows dos caras.

 

É um discão, que você pode conhecer na íntegra abaixo: