ARLO GUTHRIE – Last of the Brooklyn Cowboys

junho 20, 2013 em Resenhas do Régis

 

Para muitos, ele foi o único cantor folk que estabeleceu uma ponte entre a rusticidade sonora e poética de Peter Seeger com a leveza pop de James Taylor.

 

Continuando a seguir o caminho musical traçado no álbum anterior – o ótimo Hobo’s Lullaby -, Guthrie soltou em 1973 um trabalho que exalava segurança em termos artísticos. Ele sequer demonstrou algum receio em pegar uma canção de seu pai – o lendário trovador Woody Guthrie – e mergulhá-la em um universo caribenho, que foi o que fez em “Gypsy Davy”. Além de prestar o devido tributo a Hank Williams na sacolejante “Lovesick Blues”, ele voltou a incluir uma canção de Bob Dylan – no caso, “Gates of Eden” -, desta vez com as participações especiais dos guitarristas Ry Cooder e Clarence White.

 

Uma boa curiosidade aqui é o tratamento que ele deu a “Miss the Mississippi and You”, de Bill Halley, em que o acento country/blues ficou ainda mais acentuado. Guthrie também não se deixou levar pelo entusiasmo ao colocar sua peculiar voz na balada “Last Train” e na emotiva “Cooper’s Lament”.

 

Guthrie conseguiu tirar de si mesmo uma atuação surpreendente.