JACKSON BROWNE – The Pretender

junho 26, 2013 em Resenhas do Régis

 

Não são raros os maravilhosos discos que surgem a partir de tragédias pessoais. No caso deste estupendo disco, Jackson Browne não havia se recuperado do suicídio de sua esposa, Phyllis, mas isto não o impediu de criar uma obra-prima, mesmo que se sentisse como um cadáver ambulante.

 

A dor contida nas letras e notas de “Here Come Those Tears Again” e “Sleep’s Dark and Silent Gate” dão a maior força para que a ambiguidade emocional de Browne quase dê um nó na cabeça de quem ouve as canções. Já a atmosfera Mexicana de “Linda Paloma” revela o talento de Browne em pegar uma canção que poderia soar como um engano no repertório de outro artista e transformá-la em algo emocionante, ajudado pela produção caprichada do renomado Jon Landau.

 

Ao mesmo tempo, ele buscava paz e conforto nas melodias de “The Only Child”, na faixa-título ele abre um poço artesiano de sarcasmo e ironia, mascarado por uma melodia belíssima e uma sonoridade quase contemplativa, que encerra o disco como se Browne desejasse exorcizar sua imensa tristeza.

 

É um disco muito mais complexo que aparenta…