OTIS SPANN – Otis Spann is the Blues
julho 24, 2013 em Resenhas do Régis
O bluesman americano foi um dos grandes artífices do chamado “blues de Chicago”, que acabou se eletrificando com o passar dos anos de uma maneira irreversível por conta de sua consistência sonora. Dá para perceber isto justamente na maneira como Spam tocava seu piano, cheio de acordes robustos e notas tocadas com forte intensidade. Foram estas as principais características que o levaram a permanecer na banda de Muddy Waters por quase duas décadas, participando das mais importantes gravações do mestre.
Logo em seu primeiro LP, de 1960, ele botava seu piano malemolente e a voz poderosa para contar histórias pungentes, como em “The Hard Way”, “Worried Life Blues” e “I Got Rambling on Mind #2”. Os arranjos simples e baratos de canções como “Take a Little Walk With Me” e “Beat-Up Team” escondem acordes bem amarrados e letra sem grandes estripulias literárias, como convém ao gênero.
Para sair do estado de torpor que o blues enveredou nos anos 80, o gênero teve que se reinventar. E muita gente se inspirou neste disco “matador”. Pergunte a Dr. John e Eric Clapton…


