GIL SCOTT-HERON AND BRIAN JACKSON – From South Africa to South Carolina

agosto 22, 2013 em Resenhas do Régis

 

Depois de lançar três álbuns no início dos anos 70, um dos mais politizados e contundentes poetas americanos em todos os tempos chegou à conclusão que havia encontrado no pianista e arranjador Brian Jackson o parceiro ideal para emoldurar seus veementes discursos contra a hipocrisia social e política dos Estados Unidos com uma ‘cama’ musical de altíssima qualidade. Tratou de oficializar um duo com o nome de ambos e passou a gravar discos ainda mais diversificados em termos de linguagem sonora.

 

Este é o terceiro trabalho da parceria, no qual a dupla centrou fogo nas questões nucleares e principalmente contra o apartheid vigente na época na África do Sul, tudo embalado em uma sonoridade exuberante, como pode ser ouvido em “Johannesburg” e “A Toast of People”.

 

Também contundentes são as letras quase autobiográficas contidas no soul com tintas latinas batizado como “Fell Together”, na vibrante – e bastante influenciada por Stevie Wonder – “Summer of ‘42” e na delicadeza harmônica de “Beginnings (The First Minute of a New Day)”.

 

Que belo disco!